terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Com que vereador eu vou a eleição que você me convidou ?






Período de eleições chegando, sempre me pergunto, se a memória do brasileiro é tão curta quanto o seu poder de observação, de quem realmente nos presta um serviço descente. A luta pela cadeira na Câmara Municipal se dá de uma forma absurdamente desmedida por alguns candidatos, este desmesurado ambiente de canibalismo capitalista e não socialista como deveria ser, apenas demonstra que para muitos dos nossos candidatos, as eleições são exclusivamente oportunidade de vida melhor através de um salário fixo mensal.
A falta de preparação de muitos atletas nesta maratona a vereança, nos mostra o quanto é mal preparada esta fase de competição, a meu ver, são vários atletas buscando o titulo, mas alguns sem ao menos terem feito uma caminhada, outros sem saberem o porquê estão na competição e vários com treinadores que deveriam ser banido há anos desta disputa.
O exemplo da mãe que cobre o rosto do filho para não ver algo errado, assim são feitas várias campanhas. É preciso observar quem caminhou pelo estreito caminho da decência e quem se perdeu neste longo trecho de quatro anos.
O preconceito de se julgar o candidato pela legenda e não pela vida política é exageradamente demonstrado neste período, proponho que seja feita a seleção de poucos que se salvam, não mais em esquerda ou direita, mas sim entre decência, preparação, conhecimento, honra e atitude política. Estes termos podem ser encaixados em pouquíssimos vereadores que ainda estão no governo e outros poucos que concorrem ao cargo no ano de 2008.
A satisfação de poder fazer a diferença com apenas um voto e trocada e muitas vezes esquecida pelo saco de cimento ganhado, jogo de camisa, 3 cervejas e outros presentes. Não é porque um candidato nunca foi eleito que ele vai ser melhor do que aquele que atuou como vereador há 4 anos, assim como não se faz necessário repetir toda uma bancada onde alguns não acrescentaram em nada para a população.
A escolha de quem nos representa vai além das frases clichês "ele é bonzinho", "eu conheço a família", "temos que dar uma chance para ele", "eu acho que vai dar certo", "Política nunca foi e não vai ser jamais uma loteria, nossas escolhas são reflexos reais do que queremos para toda um município. Saber o porquê votar é tão importante quanto ao candidato saber o porquê está sendo votado".
Temo que a campanha política se torne um jogo de egos e lutas pessoais, onde meia dúzia de esquerda e meia dúzia de direita corrompa milhares de pessoas e estas esqueçam o verdadeiro sentido do poder eleitoral.
Reitero que deixemos de ser cegos, mudos e surdos intelectualmente e passamos a prestar atenção, que em ambos os lados esquerda e direita, existem alguns candidatos aptos a exercer a verdadeira função de vereador, isso independe de estar ainda como vereador ou nunca ter sido.
Os comentários em cartas, jornais, sites, são importantíssimos, mas, além disso é preciso que nos unimos em fazer uma política limpa de preconceitos. Bem melhor do que sermos conduzidos em vários pensamentos é sermos os formadores de opiniões em nossa casa, rua, universidade ou trabalho.
Paz e bem a todos.
Axé

0 comentários:


©2007 'Templates e Acessorios'